Jean-Gabriel Périot - Poderoso videoartista francês se prepara para 1° ficção

 

O trabalho com edição de imagens durante anos dentro do Centre Pompidou, um dos maiores e mais completos institutos de arte contemporânea do mundo, em Paris, deu à Jean-Gabriel Périot as ferramentas, o acervo e a bagagem audiovisual necessária para que se tornasse um dos mais renomados videomakers em atividade. Gay e substancialmente político, Périot é capaz de dar um sentido de humanidade e representação mundial a cada um dos seus vídeos, animações ou instalações artísticas. Mais que imagens poéticas, Jean-Gaby retrata em seus trabalhos vários aspectos do pop e do papel do homem (principalmente o gay) na sociedade moderna e na história.

Mesclando bom-humor, ironia e talento de sobra para edição, o francês já teve seus vídeos exibidos em festivais e mostras de mais de 50 países, incluindo o Brasil, nas últimas edições do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, além de ter produzido um documentário analisando a raça humana para seres extraterrenos em um vídeo enviado ao espaço.

Agora, pela primeira vez, Périot começará a rodar um trabalho de ficção. "O curta começa a ser rodado em outubro e deve estar pronto no final de 2007. Trata de um jovem rapaz que trabalha como entregador de pizza e, por vergonha de sua condição e vontade de subir na escala social, acaba matando uma mulher para realizar seus objetivos", conta o artista a JUNIOR.

Jean-Gabriel, que no inicio de 2008 deixa a idílica cidade interiorana deTours para voltar à viver em Parição lado do namorado, também está criando, para longo prazo, um projeto documental em longa-metragem sobre o RAF (Red Army Faction), grupo terrorista radical alemão que amedrontou as décadas de 70 e 80 no mundo. "Quero muito realizar este projeto, mas meu produtor já disse que precisaremos de 2 ou 3 anos para completá-lo!", revela Périot. Estaremos esperando, mon cher...

 

Tino Monetti
Junior, 2007